O Colégio Marista Santa Maria conquistou o primeiro lugar no Prêmio Inovação Sinepe/RS 2022, promovido pelo Sindicato do Ensino Privado do Rio Grande do Sul. A instituição concorreu com o projeto “Bergacida – inseticida natural contra o mosquito da dengue”, na categoria Responsabilidade Social. O Instituto Tecbrasil de Educação e Tecnologia, de Caxias do Sul, ficou com o troféu Prata, e o Colégio Farroupilha, de Porto Alegre, com o Bronze. A revelação dos vencedores ocorreu na noite da última sexta-feira, em evento no Teatro do Prédio 40 da PUC/RS, em Porto Alegre.Apelidado de bergacida, por utilizar a casca da bergamota em sua composição, a iniciativa surgiu em uma atividade da instituição que incentiva os alunos a desenvolverem projetos de iniciação científica. Com base em dados sobre a ocorrência da dengue, causada pelo mosquito Aedes aegypti, e a partir de um apontamento sobre ingredientes comuns encontrados no cotidiano das famílias brasileiras, no caso, a bergamota, surgiu a ideia do experimento que resultou no inseticida natural.
Os resultados apontaram que o inseticida é eficaz no combate ao mosquito, pois elimina suas larvas e pupas. Além disso, o custo do produto é acessível e está muito abaixo de similares industrializados. O resultado foi tão relevante que foi apresentado para a Vigilância em Saúde do município e, depois disso, recebeu o apoio de pesquisadores da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
O trabalho foi orientado pela professora de Química Josiéli Siqueira. As alunas que trabalharam no desenvolvimento do projeto foram Ana de Souza, Anthônia Bellochio, Mariana Gadret e Valentina Fraga.
A premiação
O Prêmio do Sinepe/RS foi retomada neste ano, depois de dois anos suspenso em função da pandemia da Covid-19, com um novo formato: antes dividida em três premiações, tornou-se um prêmio único e passou a valorizar as iniciativas voltadas à inovação no ambiente escolar. Os trabalhos foram inscritos nas categorias Comunicação e Marketing, Estudante Protagonista, Gestão Institucional e Responsabilidade Social.
Ao todo, concorreram 85 projetos de 44 instituições de ensino particulares de todo o Estado, e 12 trabalhos estiveram na final.
Também da Região Central, o Colégio Medianeira, de Santiago, recebeu menção honrosa na categoria Gestão Institucional.